• Biobalance

O poder de defesa da própolis


A palavra própolis é derivada do grego pro-, em defesa, e polis-, cidade ou comunidade, isto é, em defesa da comunidade. E como o próprio nome diz, o seu uso é associado à diversas formas de proteção. Na natureza, essa substância resinosa é coletada das plantas pelas abelhas operárias para ser utilizada na vedação das paredes da colmeia. Desta forma a própolis atua, literalmente como uma barreira que impede a entrada de vento, chuva e até mesmo fungos ou outras bactérias que podem afetar a vida destes insetos.


Com o corpo humano não é diferente. A substância possui mais de 300 compostos químicos, dentre eles o artepelin C e a bacarina que auxiliam na ativação do sistema imune, criando uma resistência corporal contra doenças. Dos mais diversos tipos de própolis, o mais associado à imunidade é a própolis verde, proveniente do alecrim-do-campo, típico da vegetação de Minas Gerais. Além de atuar no fortalecimento do sistema imunológico, também potencializa ações antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias.



Os benefícios da própolis verde para a saúde são objeto de muitos estudos científicos. Em 2019, Al-Hariri reuniu uma série de estudos que demonstram a ação imunomoduladora do extrato de própolis verde. Essa revisão sistemática destacou a substância como um potencial tratamento complementar e alternativo no controle de infecções ou outras patologias, promovendo maior eficácia do sistema imunológico.


A ação antioxidante da própolis verde também é objeto de estudos. Uma pesquisa feita em 2016, por Zhao e colaboradores, avaliou os efeitos da suplementação da própolis verde em pacientes brasileiros com diabetes tipo 2. O resultado mostrou que houve uma redução na oxidação celular e inflamação.

O ImunoTABS® é um suplemento com extrato de própolis, vitamina C e zinco nas formas com alta biodisponibilidade para dar suporte ao sistema imunológico no combate a infecções.

Clique aqui para adquirir seu ImunoTABS®!


Fonte: ENDO, S. et al. Autophagy inhibition enhances anticancer efficacy of artepillin C, a cinnamic acid derivative in Brazilian green propolis. Biochemical and biophysical research communication, v.497, n. 1, p. 437-443, 2018. ZHAO, L. et al. Brazilian green propolis improves antioxidant function in patients with type 2 diabetes mellitus. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 13, n. 5, 2016.

9 visualizações

0800-771-8438

  • Facebook - White Circle

Siga-nos nas redes sociais

© 2020 Todos os direitos reservados. Biobalance Nutraceuticals - Av. Florent Deleu, 640, Canguera, Porto Feliz / SP - Brasil. Atenção: As informações apresentadas neste site são para fins informativos e não substituem a relação entre médicos, nutricionistas e pacientes. Todas as decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais de saúde habilitados levando em consideração as características de cada paciente.